Durante a escolha dos jogadores para a formação dos times do Jogo das Estrelas, Joffrey Lupul, atacante do Toronto Maple Leafs e capitão-assistente da equipe de Zdeno Chara no JdE, foi vaiado diversas vezes pelo público local - composto, em sua maioria, por torcedores do Ottawa Senators, um dos maiores rivais dos Leafs.
Durante a transmissão do Draft, Lupul rebateu as vaias dizendo "Eu não esperava que fossem torcer por mim em Ottawa, mesmo...". E depois publicou a seguinte frase em seu Twitter:
"Gary Bettman me disse que eu lidei muito bem com as vaias ontem à noite. E olha que isso vem de um perito no assunto." (Joffrey Lupul)
Alguns momentos notáveis da competição pré-Jogo das Estrelas:
Zdeno Chara, defensor e capitão do Boston Bruins, quebrou seu próprio recorde de chute mais forte e mandou o puck a 108.8 milhas por hora (aproximadamente uns 175 km/h)! [Imagens: From The Blue Line]
A NHL e a NHLPA (Associação dos Jogadores) não chegaram a um acordo a respeito do Realinhamento e é bem provável que a próxima temporada ocorra ainda com o modelo atual. Confira a reportagem do USA Today sobre o tema:
"NHL: Plano de Realinhamento é posto em estado de espera
A NHL anunciou no dia 06 de janeiro que não prosseguirá com o Realinhamento em 2012-13 poruqe a Associação dos Jogadores não concordou com as mudanças.
A mudança para um esquema de quatro Conferências foi aprovada por 26 votos a 4 em dezembro pela Mesa de Governanates da NHL (NHL's Board of Governors). Segundo o novo modelo, as quatro equipes mais bem colocadas de cada Conferência iriam aos Playoffs e os duas primeiras rodadas dos Playofs seriam jogadas entre os times da mesma Conferência.
A Liga afirmou que continuará com o formato atual - seis divisões, com os oito times mais bem colocados do Leste e os oito do Oeste indo aos Playoffs - na próxima temporada.
Don Fehr, diretor executivo da NHLPA (Associação dos Jogadores da NHL), declarou que a Associação não pôde dar seu cosnetimento porque suas reivindicações não foram adequadamente tratadas antes do prazo estipulado pela NHL, dia 06 de janeiro.
"Continuamos prontos e dispostos a discussões futuras e achamos que a Liga deve estar disposta a fazer mesmo", disse.
O vice-comissário da NHL, Bill Daly, emitiu a seguinte declaração:
"Infelizmente a NHLPA injustificadamente recusou a aprovação de um plano que a grande maioria dos nossos clubre votou a favor, e recebeu imenso apoio de nossos fans e outros membros da comunidade do hóquei, incluindo jogadores.
"Agora nós gastamos quase quatro semanas tentando sanar as preocupações da NHLPA com o plano, sem sucesso. Por causa da decisão do adiamento, o resultado é um atraso no início do processo de preparação do calendário da próxima temporada, não tivemos outra escolha a não ser deixar nossa intensão de implementar o Realinhamento e modificar o formato dos Plyaoffs na próxima temporada.
"Acreditamos que a Associação agiu injustificadamente na violação dos direitos da Liga. Pretendemos avaliar todas nossas opções legais disponíveis e tomar as ações adequadas, conforme o caso."
A NHL foi forçada a se realinhar porque o Atlanta Thrashers foi movido para Winnipeg e mantido temporariamente na Divisão Sudeste. A Liga precisava mover os Jets para a Conferência Oeste. Uma troca entre dois times era possível, mas uma configuração de quatro Conferências também era viável.
(...)
O plano do Realinhamento era visto como mais útil à esquipes da Conferência Oeste por ter suas novas Conferências baseadas em regiões de fuso-horário comum, diminuindo o número de viagens.
Por requerer que cada equipe jogasse em casa e visitasse cada outra equipe da Liga pelo menos uma vez, acarretaria em mais viagens para as equipes da Conferência Leste.
Também, de acordo com o esquema, as Conferências dispostas mais à Oeste teriam oito times cada, ao passo que as mais ao Leste teriam sete. Isso significaria menor chance de ir aos Playoffs no Oeste.
Fehr disse que a NHLPA levantou questões acerca da falta de equilíbrio nas Conferências e nas viagens.
"Para avaliarmos o efeito das viagens na proposta da nova estrutura, pedimos um rascunho ou uma précia do calendário de 2012-2013, mostrando as viagens por equipe", disse Fehr. "Fomos informados que não seria possível a Liga fazê-lo. Também tentamos chegar num acordo quanto à confecção do calendário a fim de minimizar os problemas dos jogadores com viagens (ex: o agendamento da mais partidas ida-e-volta, viagens mais difícies e longas, quantidade de cruzamento da fronteira etc), mas a Liga não quis entrar no assunto.
"Os dados estimados que recebemos da Liga indicam que muitas equipes do Pacífico e da Central, que pediu o agendamento de viagens sob o formato atual, poderia ver suas viagens se tornarem ainda mais difíceis. A respeito da questão da classificação para os Playoffs, sugerimos a discussão de maneiras para eliminar as inerente diferenças do proposto Realinhamento, mas a Liga não quis."
A Liga e a NHLPA negociarão um acordo de interesses colletivos durante a pausa para o Jogo das Estrelas no fim deste mês. O atual acordo expira no dia 15 de setembro. "
Aaron Downey e Brad Norton eram brigadores de mão cheia - literalmente - e protagonizaram uma das batalhas mais intensas da história do hóquei. Cuidado, as imagens são fortes.
Em recente entrevista [segue vídeo abaixo], Brian Burke, gerente geral e presidente do Toronto Maple Leafs, falou sobre ter enviado Colton Orr do Toronto Maple Leafs para o Toronto Marlies [time da AHL afiliado aos Maple Leafs] e aproveitou o caso para debater a atual situação do esporte.
Para ele, que é um amante do hóquei truculento "das antigas", o fato de enforcers como Colton Orr estarem perdendo espaço para jogadores mais habilidosos e/ou velozes não é ruim, mas o problema está na falta de retaliação dentro do gelo: "Se você quer um jogo em que caras podem dar golbes baixos e não enfrentarem retaliação, eu não estou certo se essa é uma evolução saudável. Eu amo a rapidez do nosso jogo. Mas o que estamos vendo que esse é o produto final se não há responsabilidade.".
Burke deixou claro que não tem nada contra Brendan Shanahan, ex-jogador e atual vice-presidente senior da Divisão de Proteção do Jogador da NHL, ou seu trabalho: "Ele [Shanahan] está tendo muito mais trabalho do que deveria. Ele precisa de uma secretária no telefone em casa por causa das merdas que acontecem no gelo. Esses caras não vão parar, eles não jogarão suas luvas, eles darão cotoveladas na cabeça ou trancos por trás, não há responsabilidade. Você não precisa mais responder por isso durante o jogo. Antes, era comum ter uma resposta pra isso durante o jogo, os jogadores policiavam o jogo.".
Brian também mostrou receio em relação aos trancos (hits): "Se os trancos sumirem do nosso esporte, será uma perda de grande parte dele. (...) Muitos jogadores evitam dar trancos (...) e dizem: 'Eu não vou dar tranco em ninguém, eu não vou ser suspenso.'. É com isso que me preocupo.".
A Seleção Sueca sagrou-se campeã do Mundial de Hóquei Sub-20 da IIHF (2012 IIHF World U20 Championship) ao vencer a equipe russa [que ficou com a Prata] ontem por 1-0 no tempo extra. Já o Canadá bateu a Finlândia por 4-0 na disputa pelo Bronze.
Parabéns ao Canadá pelo Bronze, à Rússia pela Prata e à Suécia pelo Ouro no Mundial!
A Suécia venceu a rival Finlândia por 3-2, enquanto os Russos superaram o favoritismo do Canadá e ganharam dos donos da casa por 6-5.
CALGARY, CANADÁ - 3 DE JANEIRO: A equipe russa comemora um gol no segundo período da fase semi-final do Campeonato Mundial Sub-20 da IIHF de 2012 [2012 IIHF World U20 Championship]. (Foto por Francois Laplante/HHOF-IIHF Images)
CALGARY, CANADÁ - 3 DE JANEIRO: Filip Forsberg #16 da Suécia e seus colegas comemoram o gol no tiro-livre (shootout) e a vitória sobre a Finlândia no Campeonato Mundial Sub-20 da IIHF [IIHF World U20 Championship]. (Foto por Andy Devlin/HHOF-IIHF Images)
A definição do Torneio será amanhã (05 de Janeiro):
Canadá e Finlândia disputarão o bronze às 18:30 (horário brasileiro de verão) e
Suécia e Rússia decidirão quem fica com a Prata e quem leva o Ouro às 23:00 (horário brasileiro de verão).
Ontem rolou o Winter Classic da NHL, partida especial disputada ao ar livre. Dessa vez, se enfrentaram Philadelphia Flyers e New York Rangers.
O jogo contou até com Mike Rupp, dos Rangers, comemorando um de seus dois gols imitando a típica saudação de Jaromír Jágr, dos Flyers.
Saudação de Jaromír Jágr.
Saudação de Mike Rupp.
Sobre a comemoração de Rupp, Jágr disse "gostaria que tivéssemos marcado um gol depois, para poder dar a resposta.". Quando perguntado se achou ofensivo/provocativo, o tcheco respondeu: "Não, cada um comemora do jeito que quiser.".
PS: Para uma análise mais detalhada sobre a partida, visite o incrível Diário NHL.