25 de janeiro de 2012

[Notícia] Realinhamento é adiado.

A NHL e a NHLPA (Associação dos Jogadores) não chegaram a um acordo a respeito do Realinhamento e é bem provável que a próxima temporada ocorra ainda com o modelo atual. Confira a reportagem do USA Today sobre o tema:


"NHL: Plano de Realinhamento é posto em estado de espera


A NHL anunciou no dia 06 de janeiro que não prosseguirá com o Realinhamento em 2012-13 poruqe a Associação dos Jogadores não concordou com as mudanças. 


A mudança para um esquema de quatro Conferências foi aprovada por 26 votos a 4 em dezembro pela Mesa de Governanates da NHL (NHL's Board of Governors). Segundo o novo modelo, as quatro equipes mais bem colocadas de cada Conferência iriam aos Playoffs e os duas primeiras rodadas dos Playofs seriam jogadas entre os times da mesma Conferência. 


A Liga afirmou que continuará com o formato atual - seis divisões, com os oito times mais bem colocados do Leste e os oito do Oeste indo aos Playoffs - na próxima temporada. 


Don Fehr, diretor executivo da NHLPA (Associação dos Jogadores da NHL), declarou que a Associação não pôde dar seu cosnetimento porque suas reivindicações não foram adequadamente tratadas antes do prazo estipulado pela NHL, dia 06 de janeiro. 


"Continuamos prontos e dispostos a discussões futuras e achamos que a Liga deve estar disposta a fazer mesmo", disse. 


O vice-comissário da NHL, Bill Daly, emitiu a seguinte declaração: "Infelizmente a NHLPA injustificadamente recusou a aprovação de um plano que a grande maioria dos nossos clubre votou a favor, e recebeu imenso apoio de nossos fans e outros membros da comunidade do hóquei, incluindo jogadores. 


"Agora nós gastamos quase quatro semanas tentando sanar as preocupações da NHLPA com o plano, sem sucesso. Por causa da decisão do adiamento, o resultado é um atraso no início do processo de preparação do calendário da próxima temporada, não tivemos outra escolha a não ser deixar nossa intensão de implementar o Realinhamento e modificar o formato dos Plyaoffs na próxima temporada. 


"Acreditamos que a Associação agiu injustificadamente na violação dos direitos da Liga. Pretendemos avaliar todas nossas opções legais disponíveis e tomar as ações adequadas, conforme o caso." 


A NHL foi forçada a se realinhar porque o Atlanta Thrashers foi movido para Winnipeg e mantido temporariamente na Divisão Sudeste. A Liga precisava mover os Jets para a Conferência Oeste. Uma troca entre dois times era possível, mas uma configuração de quatro Conferências também era viável. 
(...)


O plano do Realinhamento era visto como mais útil à esquipes da Conferência Oeste por ter suas novas Conferências baseadas em regiões de fuso-horário comum, diminuindo o número de viagens. 


Por requerer que cada equipe jogasse em casa e visitasse cada outra equipe da Liga pelo menos uma vez, acarretaria em mais viagens para as equipes da Conferência Leste. 


Também, de acordo com o esquema, as Conferências dispostas mais à Oeste teriam oito times cada, ao passo que as mais ao Leste teriam sete. Isso significaria menor chance de ir aos Playoffs no Oeste.


Fehr disse que a NHLPA levantou questões acerca da falta de equilíbrio nas Conferências e nas viagens. 


"Para avaliarmos o efeito das viagens na proposta da nova estrutura, pedimos um rascunho ou uma précia do calendário de 2012-2013, mostrando as viagens por equipe", disse Fehr. "Fomos informados que não seria possível a Liga fazê-lo. Também tentamos chegar num acordo quanto à confecção do calendário a fim de minimizar os problemas dos jogadores com viagens (ex: o agendamento da mais partidas ida-e-volta, viagens mais difícies e longas, quantidade de cruzamento da fronteira etc), mas a Liga não quis entrar no assunto.


"Os dados estimados que recebemos da Liga indicam que muitas equipes do Pacífico e da Central, que pediu o agendamento de viagens sob o formato atual, poderia ver suas viagens se tornarem ainda mais difíceis. A respeito da questão da classificação para os Playoffs, sugerimos a discussão de maneiras para eliminar as inerente diferenças do proposto Realinhamento, mas a Liga não quis."


A Liga e a NHLPA negociarão um acordo de interesses colletivos durante a pausa para o Jogo das Estrelas no fim deste mês. O atual acordo expira no dia 15 de setembro. "

Matéria traduzida e editada de USA Today.

Nenhum comentário: