21 de dezembro de 2012

Os 10 incidentes mais bizarros do hóquei no gelo.

10) 21 de Janeiro de 1945 - Harold March ganhou o apelido de "Mush" (algo que pode ser traduzido por "língua afiada") quando, após passar sua carreira inteira patinando com a língua para fora, colidiu com outro jogador e cortou um pedaço dela. Depois dessa ficou difícil para Mush discutir com os adversários.

9) Novembro de 1949 - Joe Klukay, então atacante do Toronto, estava no banco se recuperando de uma lesão que tivera durante a partida, quando um taco de um adversário o atingiu acidentalmente na cabeça. Klukay desmaiou e teve que ser levado ao hospital.

8) Fevereiro de 2008 - Olli Jokinen, jogando pelo Florida Panthers, caiu por cima de um adversário e seu patim cortou a garganta de seu colega de equipe, Richar Zednik. Zednik deixou o gelo na hora com sangramento intenso (o jogador perdeu cerca de 5 bolsas de sangue) e o zamboni levou quase 20 minutos para limpar tudo. Zednik passou por cirurgia bem sucedida logo depois.

7) 22 de Março de 1989 - Um acidente parecido levou o goleiro Clint Malarchuk ao hospital com a veia jugular bastante comprometida. Dessa vez, foi causada por um patim adversário e o forte sangramento fez com que vários espectadores passassem mal e desmaiassem; o curativo de Malarchuk teve 30 pontos.

6) 31 de Março de 1964 - Eddie Shack, dos Leafs, disparou um slapshot muito forte, fazendo com que seu taco de madeira se despedaçasse. Os pedaços voaram na direção de Gilles Marotte, então jogador do Boston, e uma das farpas perfurou sua garganta. Marotte foi levado imediatamente para o hospital.

5) Ano de 1997 - Durante uma partida dos Playoffs, em Dallas, Bryan Marchment tropeçou e caiu, batendo a cabeça na porta da penalty box. O impacto foi tão forte que ele teve uma concussão no gelo e chegou a convulsionar por uns instantes.

4) 25 de Outubro de 2008 - A então candidata a vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin, estava num jogo do St. Louis Blues para soltar o puck na abertura da partida. Por causa da cerimônia, um tapete vermelho foi estendido no gelo. O goleiro Manny Legace não percebeu o tapete e patinou por cima, imediatamente ele parou e caiu, lesionando seu quadril e ficando fora de quatro partidas.

3) Joe Kocur, um dos "bruise brothers" (algo como "irmãos contusões"), é mais conhecido por seus incríveis socos de mão direita do que por qualquer outra coisa que fez na liga. Ele é o jogador com mais penalidades na história da liga. Mas ele não saiu ileso: quando teve Larry Playfair como adversário numa briga, sua mão acertou os dentes de Playfair e abriu um corte que infeccionou posteriormente. A infecção foi tão grave que Kocur chegou a correr o risco de ter que amputar a mão, mas se recuperou e manteve sua famosa direita intacta.

2) 22 de Dezembro de 1990 - Paul Cavallini, defendendo o St. Louis, perdeu 13 partidas por uma contusão no dedo indicador, na qual perdeu a ponta do dedo após bloquear um slapshot de Doug Wilson durante uma partida contra o Chicago. A ponta do dedo de Cavallini foi encontrada em sua luva, mas não foi possível juntá-la ao resto do dedo.

1) Ano de 1930 - No campo dos acidentes bizarros dentro do gelo, nenhum se equiparará ao que envolveu um jogador chamado Abie Goldberry, que jogou como júnior em Quebec, em 1930. Ele estava com uma caixa de palitos de fósforo no bolso durante uma partida (quem nunca?). Quando acertado por um puck, os palitos queimaram, pondo fogo em seu uniforme. Seus colegas conseguiram acabar com o fogo, mas, mesmo assim, ele ficou com algumas queimaduras.

Fonte (em inglês): Eletro-Mech.

Nenhum comentário: